Untitled Document
Untitled Document

Notícias


Terapia Ocupacional - Novo serviço disponível no HME

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional é a ciência da área de saúde que promove o desenvolvimento, tratamento e a reabilitação de indivíduos ou grupos que necessitem de cuidados físicos, sensoriais, cognitivos, mentais e sociais, a fim de reduzir os efeitos das incapacidades e buscar a restauração das habilidades comprometidas, através de instrumentos que envolvam a atividade humana em um processo dinâmico relacional através da tríade paciente, terapeuta e atividade. Se utiliza de instrumentos para avaliação motora, funcional, rastreio cognitivo, emocional e social, e principalmente o desempenho das Atividades da Vida Diária (AVD´s), pois são os principais indicadores da independência e autonomia do paciente. Também avalia o ambiente físico (barreiras arquitetônicas e possibilidades ambientais) na perspectiva de segurança do paciente em seu lar e local de trabalho.

A principal função do terapeuta ocupacional é  resgatar a independência nas AVD´s.

Os objetivos da Terapia Ocupacional são: reforçar capacidades funcionais, facilitar a aprendizagem de funções essenciais e desenvolver habilidades adaptativas visando auxiliar o indivíduo a atingir o grau máximo possível de independência no ambiente social, doméstico, de trabalho e de lazer, tornando-o produtivo na vida de relação.

Metodologia de Trabalho:

Prática terapêutica:

- Realizar entrevista e anamnese junto ao paciente, e se necessário junto à família;

- Avaliar o paciente na disfunção específica, levando-se em consideração a queixa principal,  que o paciente expressa;

- Desenvolver Plano de Tratamento com objetivos terapêuticos, destacando e ordenando as prioridades, dentro de possibilidades realísticas;

- Selecionar e aplicar métodos, técnicas e recursos apropriados ao tratamento, tendo sempre como referencial os princípios da bioética;

- Criar, estimular e desenvolver condição e/ou situações que favoreçam o desencadeamento do processo terapêutico.

Terapia Ocupacional em Reabilitação Neuro-Geriátrica

Na atuação com o idoso, o terapeuta ocupacional age como um facilitador que capacita o mesmo a fazer o melhor uso possível das capacidades remanescentes, a tomar suas próprias decisões e lhe assegurar uma conscientização de alternativas realísticas.

Esta modalidade tem sido comprovada como tratamento da mais alta eficácia em vários hospitais e por diversos autores, que são unânimes em ressaltar não só os benefícios físicos advindos desse tratamento, como também os benefícios terapêuticos no caso de problemas cognitivos,  sociais e psicológicos.

O grande objetivo da Terapia Ocupacional na Reabilitação Geriátrica é manter no idoso a vontade de viver, e que o mundo para ele continue povoado de finalidades. Sentindo-se útil e ativo ele escapa ao tédio, à decadência e à marginalização.

 

Terapeuta Ocupacional credenciada à ABEPOM

Dra. Maria Aparecida Griza - 5477/TO

Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise, Reabilitação Neurológica (AVC, Doença de Parkinson, Depressão, TCE, Demências com ênfase em Demência do Tipo Alzheimer entre outras)

Atendimentos no Ambulatório do HME as segundas e quintas-feiras a tarde das 13:45 às 17:45e também realiza atendimentos em domicilio com horário marcado.


Notícias Anteriores

Footer